No processo de psicoterapia on-line, recursos tecnológicos de comunicação à distância como computador, celular ou tablet são utilizados para a realização das sessões, que não são presenciais. Além das chamadas de vídeo podem ser utilizados outros recursos, como mensagens de texto, voz e chamadas de áudio.

O atendimento psicológico, em suas diversas modalidades, por meio de tecnologias on-line ocorre de modo experimental no país desde meados de 1990. Com acompanhamento do Conselho Federal de Psicologia, cuja última normativa é de 2018 (Resolução CFP nº 011/2018) que autoriza e regulamenta o serviço.

Os profissionais de psicologia se comprometem a seguir as normativas do conselho e o código de ética da profissão como ocorre no atendimento presencial, sobretudo quanto ao sigilo no trabalho, evitando uso de equipamentos e locais públicos.

Na psicoterapia on-line o cliente contribui com o espaço terapêutico, porque ele deve se organizar quanto ao próprio espaço e privacidade, assim como manter atenção na interação evitando outras atividades no período.

A modalidade de atendimento vem sendo estudada quanto a sua viabilidade, potenciais e limites, mas neste período de restrição social tem se mostrada uma ferramenta fundamental para manutenção e início de psicoterapia.

A psicoterapia on-line reduz as dificuldades de deslocamento, distância e tempo dispendido, sendo mais flexível a adaptável as necessidades do cliente. Ocorre no mesmo período e acordos realizados para o atendimento presencial.

Tem se mostrado uma estratégia eficaz, tanto neste período de isolamento social, quanto em outros momentos, há clientes que se deslocam com frequência pela cidade, o país e fora dele. A cidade de São Paulo também é reconhecida pelas dificuldades de tráfego, que muitas vezes impede o cumprimento de compromissos presenciais.
Sendo uma modalidade de trabalho em desenvolvimento, haverá muitos estudos e discussões sobre os aspectos positivos e negativos desta modalidade e psicoterapia.

Fontes:
https://crpsp.org/noticia/view/2456/cfp-orienta-profissionais-sobre-atendimento-on-line
Siegmund, G., & Lisboa, C. (2015). Orientação psicológica on-line: percepção dos profissionais sobre a relação com os clientes. Psicologia: Ciência e Profissão, 35(1), 168-181.

SCHMIDT, B., CREPALDI, M. A., BOLZE, S. D. A., NEIVA-SILVA, L., & DEMENECH, L. M. (2020). Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19). Estudos de Psicologia (Campinas), 37.

Andressa Maria de Araujo Bitelman

Andressa Maria de Araujo Bitelman

Psicóloga e Psicoterapeuta Sexual (CRP 06/81985)

Atuo principalmente na área clínica, em psicoterapia sexual, atendimento de casais e adultos. Possuo experiência no terceiro setor, saúde mental e educação.

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