Ataque de pânico é quando de repente, sem um motivo aparente, a pessoa sente-se muito angustiada, assustada, com desconforto intenso e a sensação de que algo ruim vai acontecer. Essa sensação geralmente vem acompanhada de alguns dos seguintes sintomas: batimento cardíaco acelerado, falta de ar, sensação de sufocamento, dor no peito, aumento da transpiração, tontura, náuseas, formigamentos, tremores, entre outros sintomas físicos repentinos. Algumas pessoas relatam a sensação de que podem estar tendo um infarto e que estão prestes a morrer. Outras relatam medo de perder o controle. Essas crises surgem e terminam de forma rápida e dura apenas alguns minutos.

Os ataques de pânico não são perigosos (não oferecem um risco à vida), mas são muito assustadores! Esse ataques podem ou não estar associados ao transtorno de ansiedade, mas é necessário buscar ajuda especializada para avaliar a gravidade e recorrência dos sintomas.

Viviane Machado Lima

Viviane Machado Lima

Psiquiatra Adulto (CRM 184.245)

Graduação em Medicina na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP), Research Fellowship pela Universidade Johns Hopkins (Johns Hopkins School of Medicine | Baltiomore, MA, EUA) e Residência Médica em Psiquiatria também pela EPM-UNIFESP. Atualmente permanece neste serviço como Preceptora e Supervisora clínica da Residência Médica de Psiquiatria e Psiquiatra Colaboradora do Programa de Assistência e Pesquisa ao Primeiro Episódio Psicótico (PEP) e Centro de Estudos em Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica da UNIFESP (CEJUR).

Atendimento Médico Psiquiátrico de Adultos, On-line e Presencial.

Outros textos da autora

Gostou do texto? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Outros textos...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − seis =