Sexualidade e sexo atualmente são temas discutidos abertamente nos meios de comunicação e grupos sociais. Internet, TV, filmes, livros e revistas abordam o assunto, mas observamos que ainda existem muitas dúvidas, que culminam no risco de comportamentos disfuncionais em função das distorções na percepção que se pode ter sobre o assunto. Ainda é comum encontrarmos muitos preconceitos e dificuldades em se dizer o que realmente acontece, com os medos e dúvidas individuais.
Velhas verdades de nossa cultura perduram no imaginário popular, por exemplo, o “atleta sexual”, como eram chamados os homens que conseguiam ter um grande número de relações sexuais ejaculando em pouco tempo. Atualmente, esse comportamento se configura um problema para muitos homens, conhecido como ejaculação rápida, que não permite tempo suficiente para satisfação da parceria e do próprio homem.
Comportamentos antes valorizados, hoje precisam ser revistos, as relações mudaram e as parcerias esperam e desejam satisfação. A satisfação sexual tem sido cada vez mais buscada, em detrimento do número de parcerias, ereções e orgasmos. Superar a dificuldade de falar sobre o sexo, seja com a parceria, profissionais de saúde e amigos, ainda é um desafio para muitas pessoas. Um livro bem interessante é “O que realmente acontece na cama” (Steven Carter e Julia Sokol, ed. Record.), aborda a realidade sexual de homens e mulheres, com informações e reflexões muito claras sobre algumas dificuldades encontradas e o modo de perceber e agir de diferentes pessoas.
Monica Gonçalves de Melo Teixeira
Psicóloga e Psicoterapeuta Sexual (CRP 06/81984)
Atendo adolescentes, adultos e casais, com diversas dificuldades, sobretudo queixas sexuais. Gosto de aprender e compreender sobre o mundo, conexões e inter-relações coletivas e individuais. Tenho paixão pelo que nos constrói e o que construímos nos variados campos, e um profundo respeito pela Psicologia.