A psicoterapia convencional e a terapia sexual não são muito diferentes, a primeira trata queixas gerais e a segunda foca, principalmente, no tratamento das dificuldades sexuais.

Na terapia sexual (terapia do sexo, psicoterapia para transtornos sexuais ou terapeuta sexual), o psicólogo ajuda o cliente a compreender seu desenvolvimento psicossexual e a maneira como se relaciona com a sua sexualidade.

O desenvolvimento e a manutenção dos problemas sexuais podem ter causas orgânicas, emocionais ou combinadas, portanto, no tratamento, descartadas hipóteses de origens biológicas para o problema, cada cliente é avaliado de acordo com sua necessidade específica.

No diagnóstico em terapia sexual, ainda são considerados os sintomas e a trajetória da disfunção, situação de parceria/ relacionamento e o funcionamento do próprio cliente para então, estabelecer forma de tratamento e técnicas a serem utilizadas para resolução da queixa (por exemplo: disfunção erétil, ausência de desejo, baixa libido, ejaculação precoce ou rápida, entre outras).

Não há como prever quanto tempo será necessário para a resolução das queixas sexuais, isso depende de diversos fatores, como por exemplo, o envolvimento do cliente, a realização de atividades e a assiduidade aos atendimentos.

O que faz um Terapeuta Sexual?

As sessões são sempre realizadas em ambiente seguro e privativo, garantindo os aspectos éticos da profissão.

O terapeuta sexual atua no acolhimento e compreensão da queixa, orienta e discute atividades e leituras a serem realizadas, individualmente ou em parceria, sempre fora da sessão, portanto, não há exames físicos ou contatos íntimos entre terapeuta e cliente.

O cliente observa e relata os resultados e evoluções em suas atividades a cada sessão, até que a vida sexual esteja satisfatória o bastante.

Quem é um Terapeuta Sexual?

Terapeuta Sexual é um profissional com estudos especializados no atendimento a queixas sexuais, pode ter diversas profissões e muitas vezes é chamado de sexólogo. No Brasil a nomeação correta é apenas Terapeuta Sexual, no caso de serem profissionais da psicologia também pode ser chamado Psicoterapeuta Sexual.

Quem busca tratamento para problemas sexuais? A quem recorrer?

Qualquer pessoa que sinta insatisfação com a vida sexual ou com qualquer aspecto da sua sexualidade pode e deve buscar resolver o problema.

A terapia pode acontecer em casal, mas este não é um pré-requisito, já que o tratamento para as queixas sexuais também pode ser realizado individualmente.

Os principais motivos para o tratamento de problemas sexuais são:

Problemas sexuais para o casal:

  • Inadequação Sexual do Casal (um ou ambos da parceria apresentam uma disfunção ou preferência de prática sexual que leva a conflitos);

Problemas sexuais masculinos:

  • Ejaculação Retardada;
  • Ejaculação Prematura (Ejaculação Rápida ou Ejaculação Precoce);
  • Inajeculação; Anajeculação (Falta de Ejaculação);
  • Transtorno Erétil (Impotência);
  • Transtorno do Desejo Sexual Masculino Hipoativo (Pouco interesse sexual ou Baixa libido);
  • Disfunção Sexual Induzida por Substância/Medicamento.

Problemas sexuais femininos:

  • Transtorno do Orgasmo Feminino (Ausência de Orgasmo ou Falta de Orgasmo);
  • Transtorno do Interesse/Excitação Sexual (Baixa libido, frigidez);
  • Transtorno da Dor Gênito-pélvica/Penetração;
  • Disfunção Sexual Induzida por Substância/Medicamento.

Vantagens da Terapia Sexual

Fazer terapia, seja ou não para resolver queixas sexuais, possibilita o autoconhecimento e, consequentemente, pode melhorar a satisfação com a vida.

Tratando-se da Terapia Sexual, além da possibilidade de eliminar algum problema como, por exemplo, dor, falta de controle ejaculatório e perda de ereção, o cliente pode descobrir maneiras mais prazerosas de vivenciar as experiências sexuais.

Picture of Monica Gonçalves de Melo Teixeira

Monica Gonçalves de Melo Teixeira

Psicóloga e Psicoterapeuta Sexual (CRP 06/81984)

Atendo adolescentes, adultos e casais, com diversas dificuldades, sobretudo queixas sexuais. Gosto de aprender e compreender sobre o mundo, conexões e inter-relações coletivas e individuais. Tenho paixão pelo que nos constrói e o que construímos nos variados campos, e um profundo respeito pela Psicologia.

Outros textos da autora

Gostou do texto? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Outros textos...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × quatro =