Popularmente se comenta que após certo tempo de relacionamento, “um dia você acorda, olha para o lado e leva um grande susto, porque não conhece a pessoa que está lá, embora ela tenha o rosto muito parecido com aquela por quem se apaixonou”. Nesse momento pode surgir o questionamento: “o amor acabou?”
Em algumas situações, reconhecer no outro aquilo que um dia foi amado é tão difícil que a pessoa deixa de questionar para apenas afirmar: “o amor acabou!” A energia não acaba, se transforma, é uma premissa da ciência. O mesmo pode acontecer com os sentimentos, bem como com as características de uma pessoa, que mudam continuamente conforme suas interações com o mundo.
Perceber que não mais conhece a pessoa ao lado pode ser a oportunidade de reconhecê-la, observar suas mudanças, seu amadurecimento e aprendizado ao longo do tempo.
A terapia de casal é indicada não apenas quando se tem problemas sérios no relacionamento, mas também quando surgem questionamentos como este, sobre o amor.
A psicoterapia pode auxiliar o casal a refletir e perceber suas mudanças e o que desejam daí em diante.Vale lembrar que os relacionamentos que apresentam ou não crises, podem ter divergências entre os pares. O que os diferencia é a forma como as pessoas lidam com estas divergências e aquilo que aprendem.
Indicada para jovens e adultos envolvidos em um relacionamento afetivo/sexual.
Andressa Maria de Araujo Bitelman
Psicóloga e Psicoterapeuta Sexual (CRP 06/81985)
Atuo principalmente na área clínica, em psicoterapia sexual, atendimento de casais e adultos. Possuo experiência no terceiro setor, saúde mental e educação.