Até alguns anos o acesso à leitura para adolescentes e jovens era limitado em muitos locais às bibliotecas públicas e escolares, não existiam muitas opções de livros e geralmente as publicações eram as mesmas lidas pelas por gerações. Nas livrarias, atualmente, nos chama a atenção o número de estandes de livros para jovens.
Para além do entretenimento, as tramas estão atualizadas e trazem a complexidade dos dilemas e angústias vivenciados pela adolescência de hoje. Vestidos de monstros, vampiros, bruxas, lobisomens, x-men, entre outros, pode-se refletir sobre a escola, amigos, socialização, relacionamentos, sexualidade, gênero, sexo, participação em grupos, drogas, entre outros. Esta atualização é feita em linguagem simples de compreender, o que facilita a identificação rápida com a história e os assuntos, fazendo atualmente muito sucesso entre os adolescentes e jovens adultos.
Existem algumas críticas negativas sobre o consumo de livros ditos “para adolescentes” por adultos, às vezes esquecemos que a maioria dos temas e dilemas da adolescência nos acompanham pela vida toda. Para os pais que acham estranha a escolha de livros, filmes e animações que os filhos eventualmente fazem, seja pelas cores, imagens ou tipos de personagens, recomenda-se que leiam tais livros e/ou discutam com o adolescente, afim de ouvir sua versão e entendimento e orientar no que for necessário. Pode ser um bom motivo para conversa e educação, de modo divertido e descontraído.
Monica Gonçalves de Melo Teixeira
Psicóloga e Psicoterapeuta Sexual (CRP 06/81984)
Atendo adolescentes, adultos e casais, com diversas dificuldades, sobretudo queixas sexuais. Gosto de aprender e compreender sobre o mundo, conexões e inter-relações coletivas e individuais. Tenho paixão pelo que nos constrói e o que construímos nos variados campos, e um profundo respeito pela Psicologia.