Ataque de pânico é quando de repente, sem um motivo aparente, a pessoa sente-se muito angustiada, assustada, com desconforto intenso e a sensação de que algo ruim vai acontecer. Essa sensação geralmente vem acompanhada de alguns dos seguintes sintomas: batimento cardíaco acelerado, falta de ar, sensação de sufocamento, dor no peito, aumento da transpiração, tontura, náuseas, formigamentos, tremores, entre outros sintomas físicos repentinos. Algumas pessoas relatam a sensação de que podem estar tendo um infarto e que estão prestes a morrer. Outras relatam medo de perder o controle. Essas crises surgem e terminam de forma rápida e dura apenas alguns minutos.
Os ataques de pânico não são perigosos (não oferecem um risco à vida), mas são muito assustadores! Esse ataques podem ou não estar associados ao transtorno de ansiedade, mas é necessário buscar ajuda especializada para avaliar a gravidade e recorrência dos sintomas.
Viviane Machado Lima
Psiquiatra Adulto (CRM 184.245)
Graduação em Medicina na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP), Research Fellowship pela Universidade Johns Hopkins (Johns Hopkins School of Medicine | Baltiomore, MA, EUA) e Residência Médica em Psiquiatria também pela EPM-UNIFESP. Atualmente permanece neste serviço como Preceptora e Supervisora clínica da Residência Médica de Psiquiatria e Psiquiatra Colaboradora do Programa de Assistência e Pesquisa ao Primeiro Episódio Psicótico (PEP) e Centro de Estudos em Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica da UNIFESP (CEJUR).
Atendimento Médico Psiquiátrico de Adultos, On-line e Presencial.