Algumas situações que a vida nos impõe podem causar sofrimento e suscitar uma série de sentimentos, por vezes conflitantes. Nestes casos, a ajuda de um profissional pode ser de grande valia para reflexões, orientações, encaminhamentos e elucidação de alternativas para o manejo das situações.
O contato com um psicólogo possibilita avaliação mais ampla da situação, pois muitas vezes, quando estamos imersos em um problema, é comum que tenhamos dificuldade na compreensão de todas as suas nuances.
Explorar alternativas é outra tarefa que fica mais complicada neste contexto, porque tendemos a focar nosso olhar para alternativas ideais e não nos ocorre pensar em alternativas mais possíveis e até mesmo paliativas ou intermediárias.
Podemos buscar pelo Aconselhamento Psicológico a qualquer momento, se temos dúvida sobre nossas sensações, pensamentos e maneira de agir, se durante esse contato o profissional identifica a necessidade de avaliação em outra especialidade, será feito o encaminhamento.
O processo de aconselhamento psicológico pode acontecer em uma ou mais sessões, de acordo com a necessidade e disponibilidade do cliente, que tem um papel corresponsável, e escolhe como seguir diante dos caminhos levantados. Ao psicólogo cabe orientar e mediar algumas situações.
Monica Gonçalves de Melo Teixeira
Psicóloga e Psicoterapeuta Sexual (CRP 06/81984)
Atendo adolescentes, adultos e casais, com diversas dificuldades, sobretudo queixas sexuais. Gosto de aprender e compreender sobre o mundo, conexões e inter-relações coletivas e individuais. Tenho paixão pelo que nos constrói e o que construímos nos variados campos, e um profundo respeito pela Psicologia.