Crianças com desenvolvimento normal precisam de um ambiente adequado para manterem-se saudáveis. Por ambiente adequado nos referimos ao relacionamento e funcionamento familiar, não o tamanho ou qualidade da casa. É certo que a segurança de uma alimentação adequada é fundamental, mas também a atenção e o afeto recebidos de um adulto. A atenção não se refere apenas aos momentos de descontração e brincadeiras, mas também os momentos de chamar atenção, colocar regras e responsabilização quando as regras são quebradas, ambos precisam acontecer, preferencialmente de um modo equilibrado.

Quando um adulto deixa de dar o brinquedo porque já havia avisado que seria assim se a criança não se comportasse, por exemplo, a criança entende as consequências de sua ação e também percebe que o adulto está atento a ela. Ter a certeza da atenção do adulto ajuda a criança a ficar mais tranquila, sem preocupação, medo ou angústia de ser esquecida ou abandonada.

A segurança do afeto e atenção do adulto é um dos aspectos fundamentais na prevenção de problemas no desenvolvimento infantil e manutenção de sua saúde mental. Outro aspecto importante é a regulação de sua rotina, horários e tarefas definidas e informadas. Ao fazer exigências às crianças, precisamos considerar sua idade e fase de desenvolvimento, uma criança aos quatro anos tem possibilidades, capacidade e necessidades diferentes de uma criança de oito anos.

A relação dos pais e/ou familiares também é um aspecto importante a observar, alterações na família, discussões públicas, brigas, uso de álcool ou outras drogas, não contribuem para o sentimento de segurança na criança. A sensação de temor, tensão e medo causam ansiedade, que muitas vezes se traduz em comportamentos inadequados, agressividade ou apatia, além de sintomas físicos (dores e doenças).

À medida que seu ambiente e as relações que nele acontecem forem saudáveis as crianças também serão. Para cuidar do outro é necessário também cuidar de si, não se promove saúde se estivermos doentes.

Picture of Monica Gonçalves de Melo Teixeira

Monica Gonçalves de Melo Teixeira

Psicóloga e Psicoterapeuta Sexual (CRP 06/81984)

Atendo adolescentes, adultos e casais, com diversas dificuldades, sobretudo queixas sexuais. Gosto de aprender e compreender sobre o mundo, conexões e inter-relações coletivas e individuais. Tenho paixão pelo que nos constrói e o que construímos nos variados campos, e um profundo respeito pela Psicologia.

Outros textos da autora

Gostou do texto? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Outros textos...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove − 8 =